sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Artesanato

Salvador da Bahia é uma dádiva que os deuses, generosamente, dividem com os soteropolitanos e com todos que a visitam. Além de levar a cidade de presente na lembrança, o visitante pode guardar um pedaço de Salvador na forma de souvenirs que compõem o legado artesanal baiano, fortemente influenciado pelos três povos responsáveis pela construção dos principais traços da sua cultura e da sua raça.
Como temas, os inspirados artesãos optam em geral pela religiosidade, expressando em imagens os santos católicos e do candomblé. Os patuás, que revelam o sincretismo do seu povo, são explorados através das figas, olho-de-boi, alho, trevo de quatro folhas, a famosa fitinha do Bonfim, dentre outros. A natureza também é lapidada nestas peças e refletem a flora e fauna locais. A musicalidade é apresentada através de atabaques, paus de chuva e tambores d’água, além do famoso berimbau e tantos outros inusitados instrumentos.
O artesanato de Salvador pode ser encontrado, em todas as suas variações, no Mercado Modelo, que é o maior centro de artesanato da América Latina. As peças podem também ser adquiridas no Instituto de Artesanato Mauá e no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC, organizações destinadas ao fomento das atividades artesanais. Visitando o Pelourinho, é possível encontrar uma infinidade de lojas especializadas que também dispõem de excelentes opções de souvenirs para o visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário